Thursday, December 22, 2016

IRLANDA+IRLANDA DO NORTE (DIA 9) - CALÇADA DO GIGANTE E CARRICK-A-REDE


LISBOA - DUBLIN - KILKENNY - RING OF KERRY - GALWAY - CONNEMARA - DUBLIN - BELFAST (IRLANDA DO NORTE) - DUBLIN - LISBOA


Hoje vamos descrever o 9º dia da nossa viagem pela ilha da Irlanda, e segundo dia na Irlanda do Norte, dedicado ao que muitos irlandeses gostam de apelidar de "Oitava maravilha do mundo": a Calçada do Gigante!! (Giant's Causeway, em inglês).

Calçada do Gigante
De Belfast à Calçada do Gigante são cerca de 100km, pouco mais de 1h30 de carro, por isso saímos cedo para aproveitar a manhã inteira a explorar e passear sem pressas.
Aqui, um shuttle (gratuito) liga constantemente o Visitor Center à "Calçada", que pode ser aproveitado para quem não quiser fazer o percurso a pé (a distância que separa os dois pontos não é longa, mas a diferença de altura é grande e fazer a subida até ao Visitor Center exige algum esforço).

Calçada do Gigante

Calçada do Gigante (parece mesmo uma calçada!)

Calçada do gigante

Calada do Gigante

Calçada do Gigante
 Após passearmos pelas várias formações interessantes existentes na Calçada, regressámos a pé (tínhamos descido de shuttle) até ao Visitor Center, passando pelo caminho no ponto que - dizem eles - é o mais ventoso da Irlanda. Não sei se é o mais ventoso, mas posso dizer que faltou pouco para levantarmos voo!


Calçada do Gigante

A estrada por entre a Calçada do Gigante

O Visitor Center também merece a visita, além das clássicas lojas para souvenirs e de ter um espaço para almoçar (foi o que fizemos, a zona não é propriamente abundante em restaurantes), tem exposições multimédia da história geológica da Calçada, e também da lenda que deu origem ao nome pela qual esta zona é agora conhecida mundialmente.

Giant's Causeway (Calçada do Gigante)
Preço: 9£ (7,50£ se comprados online)

Bota do gigante, junto à calçada

A paisagem espectacular que se pode avistar do caminho entre a Calçada e o Visitor Center

A paisagem espectacular que se pode avistar do caminho entre a Calçada e o Visitor Center

Almoçados, seguimos viagem por uns curtos 13km até à ponte suspensa de Carrick-A-Rede. A visita a esta ponte suspensa, situada a 25 metros sobre o mar, e que liga a ilha da Irlanda a uma minuscula ilhota, vale a pena não só pela experiência (não recomendado a quem sofra de vertigens!) mas pela paisagem maravilhosa não só junto à ponte, e da ilha, mas também do percurso pedonal que liga o parque de estacionamento à ponte suspensa.

Carrick-A-Rede
Preço: 5,90£ 

Vista da costa irlandesa, no caminho pedonal até à ponte suspensa, Carrick-A-Rede

Ponte suspensa de Carrick-A-Rede


A pequena ilha a que se tem acesso unicamente pela ponte suspensa, Carrick-A-Rede

Estas duas visitas serviram também para comprovarmos a rapidez com que o tempo varia na Irlanda: apesar do céu limpo e sol que brilhava enquanto estávamos em Carrick-a-Rede, mal começamos a viagem de volta para Belfast começou a chover torrencialmente! É caso para dizer que fomos mesmo sortudos!

Paisagem da ilha a que se tem acesso pela ponte pedonal, Carrick-A-Rede

A vista da costa irlandesa, a partir da ilha ligada a que se tem acesso pela ponte suspensa, Carrick-A-Rede

Ponte suspensa (a 25m!) de Carrick-A-Rede

A vista da costa irlandesa, no caminho pedonal até à ponte suspensa, Carrick-A-Rede

Por fim regressámos a Belfast, pela estrada junto à costa, parando apenas em Carrickfergus junto ao seu castelo, de onde se tem uma vista interessante para a capital da Irlanda do Norte.

Carrickfergus Castle, Carrickfergus

Já em Belfast, e para celebrarmos em beleza esta última noite passada na Irlanda do Norte, fomos jantar ao Villa Italia, um restaurante muito bom junto ao nosso hotel! (pratos entre 8£ a 11£), e regressámos ao hotel onde estávamos alojados (Wellington Park Hotel).

Restaurante Villa Italia, Belfast
Queen's University Belfast, entre o nosso hotel e o restaurante Villa Italia

Este foi o nosso último jantar em Belfast, já que no dia seguinte iríamos voltar para Dublin, na derradeira despedida desta grande viagem pela ilha irlandesa, mas isso fica para uma próxima publicação!

O nosso percurso neste 9º dia: Belfast - Calçada do Gigante - Carrick-A-Rede - Belfast

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin