Tuesday, December 20, 2016

IRLANDA+IRLANDA DO NORTE (DIA 8) - DOWNPATRICK E MT STEWART


LISBOA - DUBLIN - KILKENNY - RING OF KERRY - GALWAY - CONNEMARA - DUBLIN - BELFAST (IRLANDA DO NORTE) - DUBLIN - LISBOA


Dia 8 da nossa viagem pela ilha da Irlanda, e dia de sairmos de visitar a outra nação existente na ilha, a Irlanda do Norte!

Placa à entrada da Irlanda do Norte
A passagem pela fronteira é bastante discreta (sem controlos e com apenas uma placa escondida a dizer "Welcome to Northern Ireland") mas a diferença entre estes dois "países" (a Irlanda do Norte não é bem um país, já que pertence ao Reino Unido) existe: passamos a ver nas casas e em edifícios governamentais a bandeira do Reino Unido em vez da Irlandesa, e a moeda utilizada deixa de ser o Euro e passa a ser a Libra Inglesa.


Para não nos esquecermos que mudámos de país: a bandeira do Reino Unido

Aqui a moeda é outra, a Libra Esterlina

Apesar da bandeira oficial ser a Union Jack do Reino Unido, a Ulster Flag é ainda considerada por muitos a bandeira oficial da Irlanda do Norte
De Dublin seguimos então para Norte, em direcção a Belfast. As duas capitais são separadas por cerca de 170km, por isso é muito rápido visitar Belfast a partir de Dublin, nem chega a duas horas de viagem. No entanto, fazendo um desvio deste trajecto, é possível visitar dois pontos interessantes da Irlanda do Norte, e foi isso mesmo que fizemos!

Paisagem na Irlanda do Norte, algures entre Dublin e Downpatrick

Pouco depois de passarmos a fronteira desviámos a nossa rota para visitar Downpatrick e a Down Cathedral. Diz-se que aqui foi enterrado St Patrick, o Santo padroeiro da Irlanda. Além da catedral, é possível visitar também o Saint Patrick Visitor Center, com exposições sobre a história e a influência que St. Patrick (e as suas lendas/crenças) tiveram na história da Irlanda.

Down Cathedral e Saint Patrick Visitor Center
Preço: 0£ 


Down Cathedral, Downpatrick

Interior da Down Cathedral, Downpatrick
Saint Patrick Visitor Center, Downpatrick


Depois de almoçados seguimos, via ferry-boat por Portaferry, até à Mount Stewart House & Gardens, uma casa senhorial do século XIX lindíssima, com jardins igualmente bonitos, e que vale a pena visitar.

Mount Stewart House & Gardens
Preço: 7,72£ 

Mount Stewart House

Jardins da Mount Stewart House

A "Red Hand of Ulster" e ao fundo a harpa irlandesa, nos jardins da Mount Stewart House

Jardins da Mount Stewart House

Jardins da Mount Stewart House
Seguimos depois finalmente para Belfast, onde fomos ver os Parliament Buildings,a sede do governo da Irlanda do Norte.

Parliament Buildings, Belfast
Por fim dirigimo-nos ao hotel onde ficamos hospedados, o Wellington Park Hotel, onde o Mr. ficou a ver a final do Mundial 2014 (e a ouvir no final os alemães na rua a celebrar!).

Wellington Park Hotel ***, Belfast
Aqui ficámos duas noites, porque quisemos dedicar o dia seguinte para explorar a famosíssima Calçada dos Gigantes, mas isso fica para uma próxima publicação!

O nosso percurso no 8º dia: Dublin - Downpatrick - Mt Stewart - Belfast

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin