Monday, January 30, 2017

MUSEUS E PALACIOS DA HOLANDA - AMSTERDAM: OUDE KERK E CROMHOUTHUIS

Hoje damos inicio a uma nova série de publicações diferente do habitual.

Casas tipicas holandesas no Herengracht, um dos canais de Amsterdam

Estando nós a viver na Holanda, e tendo acesso ao fantástico Museumkaart (entrada em 400 museus em toda a Holanda, durante um ano, por 60€), faz todo o sentido descrever todos os museus e palácios que formos visitando!

Museumkaart - 400 museus durante um ano por apenas 60€

Na publicação de hoje vamos falar-vos de uma igreja, a Oude Kerk (Igreja Velha), e de uma casa de um família burguesa que é hoje um museu, a Cromhouthuis (Huis é casa em Holandês), ambos situados em Amsterdam.


Oude Kerk


Oude Kerk - Amsterdam

Para quem vem a Amsterdam, a zona onde esta igreja está situada é de visita obrigatória: a Oude Kerk (recebeu este nome depois da construção da Nieuwe Kerk, a Igreja Nova) ergue-se bem no meio de uma praça que serve quase como porta de entrada para o famoso Red Light District.

Estátua da prostituta Belle, Amsterdam

Sim, parece irónico, mas este templo religioso está rodeado por montras de prostitutas, e é na praça da igreja que estão a estátua da prostituta Belle, e um relevo no chão da praça representando uma mão a acariciar a mama de uma mulher.

Relevo de uma mão a acariciar uma mama de uma mulher, no chão de Amsterdam

Esta igreja, dedicada a Saint Nicholas, é o edifício mais antigo de Amsterdam, tendo a sua versão original (uma capela de madeira) sido construída em 1213, e apesar de bonita por fora, o interior não é tão rico assim, sendo o preço pedido pela visita - na nossa opinião - exagerado.

Oude Kerk - Amsterdam
Preço: 10

Oude Kerk, Amsterdam



Cromhouthuis


Cromhouthuis, Amsterdam

Esta casa pertencia à família Cromhout, uma família burguesa extremamente rica que ocupou o edíficio desde 1660, e as suas salas e escritórios (que parecem pertencer a um palácio) estão abertos ao público para visitar. 

Cromhouthuis, Amsterdam

Cromhouthuis, Amsterdam

Cromhouthuis, Amsterdam

Cromhouthuis, Amsterdam

No topo da casa, no último andar, instalou-se também o Bijbels Museum (Museu da Biblia), que não é mais do que uma colecção feita por um antigo Reverendo de bíblias antigas e de objectos religiosos trazidos por ele das suas viagens por Israel.

Cromhouthuis + Bijbels Museum (fazem parte do mesmo "museu") - Amsterdam
Preço: 8.50

Bijbels Museum, Amsterdam

O pormenor das capas em Prata das bíblias, Bijbels Museum, Amsterdam

Bijbels Museum, Amsterdam

Estes são apenas dois dos 400 museus e palácios que podemos visitar na Holanda, por isso mais publicações virão sobre outros pontos interessantes neste país! Com tanta opção para escolher, a única dúvida é mesmo: 

WHERE SHOULD WE GO NOW???

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin