Wednesday, January 11, 2017

LOUSÃ, BUÇACO E SERRA DA ESTRELA

Na publicação de hoje vamos falar de uma escapadinha de fim de semana que fizemos à Lousã, Buçaco e Serra da Estrela, em 2014. Sim, porque também há muito de bom para visitar no nosso país!!

Mata do Buçaco

Durante os tempos em que ainda não tinhamos carro para passeios mais longíncuos (ou inacessíveis por transportes públicos) explorámos os arredores de Lisboa (Sintra, Cascais, Óbidos, Alcobaça, Batalha, Mafra, Leiria, Fátima, Arrábida, Palmela, Setúbal) e alguns sítios no Alentejo acessíveis por transportes (Évora e Beja), mas a zona central e norte de Portugal sempre esteve reservada para quando tívessemos o nosso próprio meio de transporte.


Assim decidimos dedicar um fim de semana a aventurarmo-nos pelo centro do país!

1º Dia

Saídos de Lisboa, passámos a manhã do primeiro dia na Serra da Lousã, fazendo o percurso entre Castanheira da Pera e Lousã, parando no miradouro da Nossa Senhora da Piedade.


Serra da Lousã

Seguimos depois para a Mata do Buçaco onde passámos a tarde a percorrer os vários trilhos que a mata tem para explorar. Aqui há imenso que ver, mas aquilo que gostámos mais (e que aconselhamos) foi da Fonte Fria, do Vale dos Fetos, e claro, da Cruz Alta, de onde se consegue ver (em dias sem núvens, como foi o nosso caso) a Serra da Estrela ao longe!

Uma vantagem em explorar a mata à tarde é que no final podemos ver o pôr do Sol desde a Cruz Alta!

Mata do Buçaco
Preço: 5€ (se entrarem na Mata a pé ou de bicicleta a entrada é gratuita)

Fonte Fria, Mata do Buçaco

Lago na Mata do Buçaco


Palace Hotel do Bussaco, bem no meio da Mata
Perto do Buçaco fica a Mealhada, conhecida nacionalmente pelo seu típico leitão à bairrada, e por isso aproveitámos para lá ir jantar a um dos muítos restaurantes que lá há, todos (ou a grande maioria) com Leitão ou Leitões no nome (nós escolhemos o Pedro dos Leitões, e estava delicioso!).

Pedro dos Leitões, Mealhada
Para dormir, ficámos lá mesmo ao lado, no Grande Hotel do Luso.

Vista do nosso quarto no Grande Hotel do Luso ****, Luso

2º Dia

No segundo dia saímos em direcção à Serra da Estrela, entrando na serra por Seia (83km do Luso a Seia, +- 1h30).

Na serra há muito sitio onde parar, e o percurso pode sempre variar dependendo das condições atmosféricas. No nosso caso, fomos subindo até ao Sabugueiro, onde parámos para ver as lojas de produtos típicos, e para ver os cães de serra da estrela que são vendidos um pouco por toda a terra.

Cães da Serra da Estrela, à venda um pouco por toda a aldeia do Sabugueiro

Continuámos depois até à Torre, parando no caminho junto à Lagoa Comprida. Na Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, para além da paisagem em volta (se tiverem mais sorte que nós, dado que quando fomos estava a nevar e não se via nada lá de cima!), vale a pena ir à zona comercial onde se vendem os famosos "prexuntinhos, queixinhos e chourixinhos", tudo típico da zona!


Torre, ponto mais alto da Serra da Estrela (num dia de Sol)

Saídos da Torre e da ventania que por lá fazia, descemos até à zona mais bonita da Serra, o Vale Glaciar do Zêzere, onde felizmente já não havia nevoeiro nem neve e pudemos disfrutar a paisagem na sua plênitude. Vale a pena passar por aqui e parar num dos vários miradouros que a estrada que percorre o vale tem, porque é realmente uma vista espectacular!

Vale Glaciar do Zêzere, Serra da Estrela
Para terminar o dia fomos a Manteigas comer o nosso almoço tardio na Taberna das Caldas, e que bom que soube!

Taberna das Caldas, Manteigas
De Manteigas regressámos de novo a Lisboa, por Belmonte, terminando assim esta nossa escapadinha de Fim de Semana. Veredicto? Vale a pena! Tanto o Buçaco como a Serra da Estrela têm paisagens maravilhosas, e este é um percurso que se faz perfeitamente para quem quer passar um fim de semana fora, mas cá dentro!

O nosso percurso nesta escapadinha (2 dias): Lisboa - Lousã - Buçaco - Torre (Serra da Estrela) - Lisboa

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin