Wednesday, April 5, 2017

CHINA, HONG KONG E MACAU (DIA 12) - HONG KONG I (Victoria Peak, Aberdeen e Kwoloon)

LISBOA - BEIJING - XI'AN - SHANGHAI - GUILIN - GUANGZHOU (CANTÃO) -  HONG KONG - MACAU - HONG KONG - LISBOA

A torre do Bank of China, Hong Kong Island, Hong Kong

Depois de explorarmos a China, onde tínhamos estado nos últimos 10 dias, chegou a vez de visitar algo completamente diferente mas igualmente interessante: a região autónoma chinesa de Hong Kong!!

Apesar de preferirmos de longe a China continental, por ser mais autêntica, Hong Kong é ainda assim um destino espectacular para visitar graças ao ambiente único desta cidade cheia de contrastes.

Aqui o Oriente encontra-se com o Ocidente, e tanto vemos templos budistas orientais como arranha-céus gigantes ao estilo ocidental. Fez-nos um pouco lembrar Shanghai, mas muito mais ocidentalizado!

A vista do nosso quarto no nosso hotel, bem perto de Victoria Harbour, Hong Kong

Estando o nosso hotel muito bem localizado bem no centro financeiro da cidade, a sul da baía, na chamada Hong Kong Island (em frente ao cais do ferry que liga esta zona a Kowloon, o lado norte), começámos por visitar esta ilha e saímos bem cedo pelo meio dos arranha-céus em direcção ao Peak Tram.

A vista desde o Peak Tram, a melhor maneira de subir ao Victoria Peak!

Peak Tram, que liga o centro financeiro de Hong Kong ao Victoria Peak

O Peak Tram é um funicular inaugurado em 1888 que sobe 373 metros, e é a melhor maneira de chegar àquela que é provavelmente a maior e mais famosa atracção de Hong Kong: Victoria Peak!

Este local, o ponto mais alto da ilha, é sem sombras de dúvidas o sítio com melhor vista da cidade.

Um cenário de postal, é a vista que se tem de Victoria Peak, Hong Kong

Do topo da Peak Tower, a uma altura de 428 metros, conseguimos ter uma vista magnifica sobre a baía de Hong Kong e os seus altos prédios!!

Peak Tower, no topo de Victoria Peak, Hong Kong

Este miradouro vale a pena ser visitado quer de dia quer de noite, mas acho que vale mais a pena de dia. Hong Kong é belíssima de noite, mas pessoalmente gosto mais da paisagem de postal que é a zona financeira iluminada vista do lado norte da cidade (e que também mostramos mais à frente).

Victoria Peak
Preço:
Sky Terrace 428 (miradouro no topo da Peak Tower): HK$ 48 (5.75€)
Peak Tram: 1 viagem HK$ 32 (3.80€), ida+volta HK$ 45 (5.40€)
Peak Tram Sky Pass (Peak Tram + Sky Terrace 428): 1 viagem HK$ 75 (9.00€), ida+volta HK$ 88 (10.55€)

Vista de Hong Kong desde o miradouro no topo da Peak Tower, Hong Kong

De Vitoria Peak seguimos até à vila de Aberdeen, uma pequena vila de pescadores onde é possível ver muitas casas-barco, ancorados bem próximos uns dos outros, onde ainda hoje vivem muitas famílias.

Casas-barco em Aberdeen, Hong Kong

Uma das melhores formas de ver as casas-barco e a baía é através de um passeio num barco típico chamado Sampan. O passeio leva-nos pela baía e pelo porto, passando também junto ao famoso restaurante flutuante Jumbo, que é enorme!

Passeio de barco Sampan em Aberdeen (+- 30 minutos)
Preço: entre HK$50 (6.00€) a HK$80 (9.60€), negociavel

O barco Sampan, a melhor forma de explorar a baía de Aberdeen, Hong Kong

Restaurante flutuante Jumbo, Aberdeen, Hong Kong

Letreiro de boas vindas do restaurante flutuante Jumbo, em Aberdeen, Hong Kong

De Aberdeen continuámos para outro dos sítios a não perder para quem vem a Hong Kong: Stanley market!

Stanley Market, Hong Kong

Existem vários mercados espalhados por toda a região, onde se vende tudo o que se possa imaginar numa espécie de feira onde TUDO se regateia, e o melhor (e menos caótico) fica na ponta sul da ilha bem junto à praia e chama-se Stanley Market.

Para além da oportunidade de passear pelo mercado, a sua localização junto à praia e à Repulse Bay permite que se possa apreciar a paisagem bonita desta zona, bem mais tranquila e calma comparado com a confusão do centro de Hong Kong.

Repulse Bay, Hong Kong

Voltámos depois ao lado norte da ilha, onde cruzámos o Victoria Harbour de ferry até Kwoloon, o centro urbano de Hong Kong. Aqui, depois de um almoço já muito tardio, fomos passear pela Tsim Sha Tsui Promenade, a marginal da cidade onde estão a torre do relógio de 1915 e o centro cultural de Hong Kong,  e de onde se tem provavelmente a melhor vista para a zona financeira.

Torre do relógio e centro cultural, na Tsim Sha Tsui Promenade, Kwoloon, Hong Kong

A vista da zona financeira, desde a Tsim Sha Tsui Promenade, Kwoloon, Hong Kong

Barco típico chinês que serve de cruzeiro na Victoria Harbour (na nossa opinião, uma tourist trap)

É também nesta marginal que se encontra a Avenue of Stars, o passeio da fama de Hong Kong ao estilo de Hollywood que homenageia actores, realizadores de cinema, cantores de ópera e todo o tipo de celebridades asiáticas através de estrelas gravadas no chão.

Estrela do Jackie Chan, no Avenue of Stars, Kwoloon, Hong Kong

Para nós a grande maioria das estrelas são-nos desconhecidas, mas houve naturalmente dois nomes que nos chamaram mais a atenção (a nós e a praticamente todos os turistas): Jackie Chan e Bruce Lee! Este último tem até uma estátua, tal é a fama que tem!

Estátua de Bruce Lee, na Avenue of Stars, Kwoloon, Hong Kong

Continuámos depois até à Nathan Road, a principal rua de compras de Kowloon (o nome desta zona de Hong Kong), onde cada centímetro é aproveitado para restaurantes ou lojas, e onde a rua parece não ter espaço suficiente para a quantidade de carros e pessoas que a atravessam.

Nathan Road, Kwoloon, Hong Kong

Esta rua é também conhecida como Golden Mile, não só pelas luzes de néon espalhadas um pouco por todo o lado, mas também pelas inúmeras lojas de joalharia, ouro, gadgets e relógios (é impressionante a quantidade de lojas ROLEX espalhadas pela rua! Há seguramente mais do que restaurantes fast food!).

Da movimentada e caótica Nathan Road seguímos até o Kowloon Park, uma espécie de oasis de tranquilidade no meio desta Hong Kong que parece nunca parar. Este parque, além de óptimo para descansar um pouco, é também bonito pelos seus jardins chineses e pelas aves que por aqui habitam, incluindo flamingos!

Kowloon Park, Kowloon, Hong Kong

Do parque voltámos até à marginal, junto ao mar, atravessando a Canton Road. Esta também é uma das principais ruas de comércio da cidade, mas aqui comprar só com os olhos: uma rua inteira recheada com todo o tipo de lojas de luxo, onde está o maior centro comercial de Hong Kong também ele composto por lojas das marcas mais exclusivas e caras.

Canton Road, Kowloon, Hong Kong

Fizemos este percurso de volta até à promenade porque, quando anoitece, a vista da cidade iluminada é absolutamente espectacular! Mais do que isso, é daqui que melhor se pode ver a Symphony of Lights, um show de som e luzes projectadas em 45 edifícios diferentes espalhados pela ilha de Hong Kong!

Ilha de Hong Kong iluminada, vista da Promenade em Kwoloon, Hong Kong

Foi a forma perfeita de terminar o dia, e por isso no final voltámos de novo de ferry para a zona sul para jantar e descansar no hotel, já que iríamos partir no dia seguinte para outra cidade que a nós portugueses nos diz muito: Macau!

1 comment:

1. Bom roteiro! Fico à espera da próxima etapa :)