Wednesday, May 3, 2017

ALKMAAR

A 45 quilómetros da capital holandesa, a pequena cidade de Alkmaar é uma opção interessante para quem visita os Países Baixos.

Kaasmarkt, Alkmaar

A zona histórica de Alkmaar mantém o mesmo traçado que tem desde o século XVII, e muitas das casas mantém as fachadas que tinham desde essa altura.

Canais ao redor da cidade de Alkmaar

Apesar da beleza do centro histórico, Alkmaar é famoso por outro motivo: o tradicional mercado do queijo, o Kaasmarkt!

Kaasmarkt, Alkmaar

Este mercado, que existe pelo menos desde o século XVII, é extremamente pituresco. Todas as sextas feiras de manhã, entre Abril e Setembro, a praça principal da cidade enche-se de queijos Edam e Gouda.

Kaasmarkt, Alkmaar

Mulher usando as típicas socas de madeira holandesas, Alkmaar

Uma das principais atracções do mercado está nos Kaasdragers, uns "transportadores de queijo" que vestidos com roupas tradicionais e usando um característico chapéu de palha transportam os queijos até à casa de pesagem de queijos.

Kaasdragers, no Kaasmarkt, Alkmaar

Queijos prontos para serem vendidos, no Kaasmarkt, Alkmaar

Esta casa de pesagem, chamada Waag, é uma antiga capela do século XIV que foi, em 1582, convertida no local de pesagem dos queijos que é hoje em dia.

Waag, Alkmaar

Waag, Alkmaar

Waag, Alkmaar

A importância do queijo para a cidade é tanta que existe mesmo, junto ao mercado, o Hollands Kaasmuseum, um museu onde os visitantes podem ver como cada tipo de queijo é fabricado (e onde oferecem um pedaço do delicioso Gouda com o bilhete!).

Kaasmuseum
Preço:
 5.00€


Kaasmuseum, Alkmaar

Kaasmuseum, Alkmaar

Queijo Gouda, incluído no bilhete para o Kaasmuseum, Alkmaar

Mas Alkmaar não é só queijo. Bem no centro da zona histórica fica a Grote Sint Laurenskerk uma belíssima igreja gótica dos finais do século XV.

Grote Sint Laurenskerk, Alkmaar

Do seu interior destaca-se o tecto de madeira, de onde estão pendurados candelabros do século XVII, bem como o gigantesco órgão principal da igreja, de 1645, da autoria de Jacob Van Campen.

Grote Sint Laurenskerk, Alkmaar

Grote Sint Laurenskerk, Alkmaar

Junto à igreja está o Stedelijk Museum. Apesar de ter o mesmo nome do museu de arte moderna de Amsterdam, a colecção deste museu é totalmente diferente, reunindo várias exposições que retratam a história da cidade de Alkmaar através de objectos antigos, esculturas e pinturas dos séculos XVI e XVII.

Stedelijk Museum Alkmaar
Preço:
 10.00€


Stedelijk Museum, Amsterdam

Stedelijk Museum, Amsterdam

Stedelijk Museum, Amsterdam

Dignos de serem mencionados numa publicação sobre Alkmaar são também a Huit met de Kogel ( uma casa antiga onde está, na fachada, uma bala de canhão atirada por um navio espanhol em 1573!) e o Stadhuis, o edifício da câmara municipal da cidade.

Huit met de Kogel, Alkmaar

Stadhuis, Alkmaar

Tudo isto parecem-nos motivos mais que suficientes para que Alkmaar mereça uma visita de meio dia, ainda para mais estado a apenas 30 minutos de comboio de Amsterdam!

E agora? WHERE SHOULD WE GO NOW???

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin