Wednesday, September 27, 2017

GREAT AMERICAN CROSSING (DIA 6) - GETTYSBURG

LISBOA - NEW YORK - WASHINGTON D.C. - NIAGARA FALLS - DETROIT - CHICAGO - SIOUX CITY - RAPID CITY - CODY - YELLOWSTONE - SALT LAKE CITY - BRYCE CANYON - FLAGSTAFF - LAS VEGAS - LOS ANGELES - PISMO BEACH - SAN FRANCISCO

Gettysburg National Military Park

Este sexto dia da nossa aventura pelos Estados Unidos foi um pouco mais calmo no que toca a visitas, e por isso a publicação de hoje é mais curta que o habitual.

Depois de visitada a capital norte-americana, rumámos de novo para Norte para percorrer uns longos 690 quilómetros até Niagara Falls.

Bandeiras americanas e muito patriotismo pela estrada fora, enquanto nos dirigíamos ao Norte do país

Saímos por isso cedo de Washington D.C, atravessando o estado de Maryland até chegarmos mais uma vez à Pennsylvannia.

Entrada no estado da Pennsylvania

Aqui, na fronteira entre estes dois estados, está um dos locais mais importantes na história dos Estados Unidos, o Gettysburg National Military Park.

Gettysburg National Military Park

Este parque de 2360 hectares ocupa o espaço onde decorreu, em 1863, a famosa violenta Batalha de Gettysburg. uma das mais importantes e sangrentas da Guerra Civil norte-americana.

Aqui, em Julho de 1863, o exército dos Confederados enfrentou o dos Federalistas numa batalha que durou três dias e resultou em mais de 51 000 mortos.

Alguns meses depois, em Novembro desse mesmo ano, foi também aqui que Abraham Lincolm fez um dos seus mais importantes discursos, que serviu para unir os norte-americanos num período de grande conflito interno.

Este é por isso um local muito interessante de visitar, com muitos objectos e armas usadas na Batalha de Gettysburg espalhadas pelo parque, nos locais usados pelos exércitos durante esse famoso embate em 1863.

Gettysburg National Park
Preço: 15 USD

Depois de passearmos por este local histórico, seguimos em direcção ao Norte, atravessando o estado de Pennsylvannia. A viagem é longa mas a paisagem bonita, atravessando montanhas e campos verdes.

Paisagem na Pennsylvania

Acabámos por almoçar a meio caminho, em Williamsport, num supermercado chamado Wegmans que também servia comida quente. Williamsport é conhecida nos Estados Unidos por ter sido a cidade onde se fundou a Little League, uma liga de baseball dedicada aos jovens e crianças.

Little League Heaquarters, em Williamsport, Pennsylvannia

Wegmans, onde almoçámos, em Williamsport

Continuámos depois a viagem, percorrendo o resto da Pennsylvannia até chegar de novo ao estado de New York, o qual tivemos também que atravessar até chegar a Niagara Falls, na fronteira com o Canadá.

New York, The Empire State

Os famosos "trucks" americanos, numa área de serviço, algures no estado de New York

Paisagem no estado de New York

Niagara Falls é uma cidade "dois em um": existe a versão americana, e a versão canadiana. E de ambas as cidades é possível observar as cataratas do Niagara.

No entanto, o melhor lado para o fazer é sem sobras de dúvidas, na minha opinião, o lado canadiano.

Por isso mesmo - e porque depois seguiríamos para Detroit, e chegar a Detroit desde Niagara Falls é muito mais rápido atravessando o Canadá do que ir por território norte-americano - optámos por atravessar a fronteira e ficar alojados em Niagara Falls, na província de Ontario, no Canadá!

A entrada para Niagara Falls, no Canadá

O visto que obtemos para entrar nos Estados Unidos é válido para o Canadá, e por isso a entrada no país é fácil. O que pode não ser tão fácil é a fila de espera para passar pela alfândega... No nosso caso demorou quase uma hora....

Mas na verdade o tempo de espera não custou assim tanto, porque decidimos entrar em território canadiano através da Rainbow Bridge, a ponte que liga as duas Niagara Falls e da qual se tem uma vista espectacular para as cataratas!

Finalmente no Canadá, fomos jantar a um Wendy's, e seguimos direitos para o hotel onde ficámos alojados, o Best Western Plus Cairn Croft Hotel, para descansar e prepararmo-nos para o dia seguinte, onde iríamos ver uma das grandes maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Niagara.

Wendy's, o nosso jantar no Canadá

Best Western Plus Cairn Croft Hotel ***, Niagara Falls, Ontario, Canada

O nosso percurso no 6o dia: Washington DC. - Gettysburg - Niagara Falls (Canada)