Wednesday, October 4, 2017

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 2) - ZAGREB (CROACIA), BLED (ESLOVÉNIA)

AMSTERDAM -  ZAGREB - LJUBLJANA - PLITVICE - SPLIT - DUBROVNIK - TIRANA - OHRID - SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

Lago Bled, Eslovénia

No segundo dia desta nossa aventura, ocupámos a nossa manhã a descobrir um pouco mais da cidade de Zagreb.

De manhãzinha, antes de se encher de turistas, a capital croata é uma cidade tranquila e agradável para passear.

Zagreb, Croácia

Zagreb, Croácia

Zagreb, Croácia

Um dos pormenores que nos escapou no dia anterior foi o Mercado de Dolac.

Mercado de Dolac, Zagreb

Localizado bem no coração de Zagreb, na praça de Dolac, e rodeado de restaurantes, bares e pequenas lojas, trata-se de um típico mercado de rua, maioritariamente de bens gastronómicos e de flores, mas também de produtos típicos da região.

Mercado de Dolac, Zagreb

Mercado de Dolac, Zagreb

Mercado de Dolac, Zagreb

A funcionar desde 1930 todos os dias das 6h30 às 15h00 (excepto aos Domingos em que encerra às 13h00), este mercado caracteriza-se por estar coberto por imensos chapéus de sol vermelhos, dando um ar único a esta praça de Zagreb.

Mercado de Dolac, Zagreb

Daqui voltámos à zona velha da cidade, onde no dia anterior tínhamos estado na Igreja de São Marcos, mas desta vez entrando pela Stone Gate.

Stone Gate, Zagreb

Esta porta é a única entrada restante da antiga muralha da cidade, construída no século XII, que foi completamente destruída por um grande incêndio durante a Idade Média. A única zona que resistiu foi esta porta, na qual existia uma imagem da Virgem Maria, e por isso mesmo hoje em dia está convertida em local de oração.

Já na parte velha da cidade, junto ao miradouro onde tínhamos estado, decidimos ir a um dos museus mais insólitos por onde passámos: Museum of Broken Relationships, o Museu das Relações Terminadas.

Museum of Broken Relationships, Zagreb

Aqui são exibidos objectos reais de pessoas que contribuíram voluntariamente para o museu, e que representam a relação terminada, sendo que a acompanhar cada objecto está a história da relação e de como esta terminou.

Entre relatos mais deprimentes e outros mais divertidos, são várias as histórias de separações existentes no museu, tanto de separações de casais como de pais/mães que se separaram dos filhos.

Museum of Broken Relationships, Zagreb

Museum of Broken Relationships, Zagreb

Museum of Broken Relationships
Preço: 30 HRK

Depois deste momento mais cultural, subímos à Torre Lotrščak.

Torre Lotrscak, Zagreb

Esta torre, construída no século XIII, oferece a mais espectacular vista de 360 graus da cidade.

No entanto, atenção ás horas! Desde há 100 anos que, todos os dias, para permitir às igrejas sincronizar os seus relógios, é disparado às 12h00 um canhão desde topo da torre.

Se forem como nós e não souberem disto, e estiverem no topo da torre ao meio dia, vão certamente apanhar um valente susto!!

Torre Lotrscak, Zagreb

Torre Lotrscak, Zagreb

Torre Lotrscak
Preço: 20 HRK

Do topo da torre regressámos pelo funicular - o mais curto do mundo - até à rua Ivan Tkalčić, onde almoçámos na esplanada num restaurante chamado Kava Tava.

Funicular de Zagreb
Preço: 5 HRK


O funicular mais curto do mundo, Zagreb

Restaurante Kava Tava, onde almoçámos, em Zagreb

Saímos depois da capital croata e dirigimo-nos à fronteira com a Eslovénia. Dado que a Croácia ainda não fazia parte - em 2017 - do espaço Shengen, demorámos quase uma hora até conseguir passar as duas fronteiras: primeiro para sair da Croácia, e depois para entrar na Eslovénia....

Entrada na Eslovénia, o segundo país da nossa viagem

Já em terras eslovenas, onde a moeda utilizada é o Euro, a paisagem tornava-se cada vez mais montanhosa à medida que nos aproximávamos de Ljubljana, mas sempre com pequenas aldeias espalhadas por todo o lado, cada uma com as suas igrejas pequeninas, todas praticamente iguais.

Paisagem na Eslovénia, a caminho de Bled

Paisagem na Eslovénia, a caminho de Bled

Apesar do nosso destino final do dia ser a capital eslovena, a tarde estava reservada para algo um pouco mais para Norte, uma pequena localidade à beira de um lago rodeado de montanhas, chamada Bled.

A cidade de Bled, vista desde o topo do castelo

Mais do que a localidade, o grande destaque aqui está no castelo e no lago, duas das atracções mais espectaculares da Europa, e sem sombra de dúvida as jóias da Eslovénia.

Um lago de água transparente de cor verde esmeralda, rodeado por montanhas altíssimas, um belo castelo medieval, e com uma pequena e única ilha no meio.

Lago Bled, Eslovénia

Lago Bled, Eslovénia

Lago Bled, Eslovénia

Fomos visitar o castelo, do topo do qual se tem uma vista completa do lago, e das montanhas dos Alpes que o rodeiam, e sendo para mim uma das melhores (senão mesmo a melhor) vista que tivemos de toda esta viagem.

Castelo de Bled, Eslovénia

Castelo de Bled, Eslovénia

Castelo de Bled, Eslovénia

Vale a pena despender tempo aqui para verdadeiramente apreciar a paisagem espectacular.

Lago Bled, Eslovénia

Paisagem em volta do lago Bled, Eslovénia

Paisagem em volta do lago Bled, Eslovénia


Bled Grad (Castelo de Bled)
Preço: 10 EUR

Daqui regressámos a Ljubljana, onde ficámos hospedados no M Hotel, e onde acabámos por jantar.

M Hotel ****, Ljubljana

A melhor forma de terminar o dia, com uma cerveja Eslovena, a Lasko, em Ljubljana

No dia seguinte iríamos explorar a capital Eslovena, uma das grandes surpresas da nossa viagem, antes de partirmos para o interior da Croácia.


O nosso percurso no segundo dia: Zagreb (Croácia) - Bled (Eslovenia) - Ljubljana (Eslovénia)

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin