Wednesday, November 8, 2017

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 3) - LJUBLJANA (ESLOVÉNIA)

AMSTERDAM - ZAGREB -  LJUBLJANA - PLITVICE - SPLIT - DUBROVNIK - TIRANA - OHRID - SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

Neste dia fomos explorar a cidade de Ljubljana, capital da Eslovénia.

Ljubljana

De todas as capitais que visitamos durante esta viagem, Ljubljana foi das que mais surpreendeu positivamente: uma cidade linda, muito cuidada, com muitos espaços e ruas reservadas aos peões, com muitas bicicletas a andar por todo o lado, e que recebeu o prémio de Capital Verde Europeia em 2016.

Começámos o dia na praça principal da cidade, a Presernov Trg, onde se encontra a estátua de France Presernov, o grande poeta nacional da Eslovénia.

Presernov Trg, Ljubljana

Igreja da Anunciação, Ljubljana

Apesar da Igreja da Anunciação, um dos símbolos da cidade, dominar quase por inteiro a praça com a sua fachada cor de rosa, o grande destaque aqui tem de ir para a Tromostovje.

Tromostovje, Ljubljana

Esta é uma ponte tripla, um conjunto de três pontes que ligam a cidade moderna ao centro histórico de Ljubljana, sendo que a ponte central existe desde 1842.

As pontes nesta cidade, sobre o rio Ljubljanica, são de facto muito bonitas, e vale a pena percorrer o rio para aprecia-las.

Rio Ljubljanica, Ljubljana

Foi precisamente o que fizemos, passeando junto às muitas esplanadas e cafés até a outra ponte interessante, a Mesarki most.

Mesarki Most, Ljubljana

Aqui, mais que a ponte, o interesse está na outra margem do rio: o mercado central da cidade, muito pitoresco e cheio de produtos tradicionais (o mel esloveno é óptimo e recomendadíssimo!), merece uma visita.

Mercado da cidade, Ljubljana

Perto do mercado fica outra das pontes mais emblemáticas, a Dragon Bride.

Dragon Bridge, Ljubljana

Esta ponte tem este nome devido aos seus quatro dragões verdes. O dragão o símbolo da cidade de Ljubljana, muito graças às lendas do santo padroeiro da cidade, São Jorge, que em pinturas ou estátuas é sempre visto a lutar com um dragão.

Por isso mesmo, esta ponte é um dos principais símbolos de Ljubljana, e um dos pontos turísticos mais visitados.

Junto ao mercado há um funicular que dá acesso ao castelo, e por isso aproveitámos e subimos até ao topo. O Castelo em si não tem muito interesse, mas vale a pena a subida para apreciar a melhor vista panorâmica da cidade.

Funicular até ao castelo de Ljubljana, Ljubljana

Castelo de Ljubljana, Ljubljana

Vista do topo do castelo de Ljubljana, Ljubljana

Descemos, desta vez a pé, até ao mercado, para visitar a Catedral de São Nicolas, com as suas duas torres e a sua cúpula verde.

St Nicholas Cathedral, Ljubljana

Mais do que o exterior, é a beleza do interior que impressiona, com os seus frescos do século XVIII pintados na cúpula.

Aproveitámos depois, já que estávamos na Mestni Trg, uma rua cheia de comércio e restaurantes, para almoçarmos no restaurante Klobasarna o prato típico esloveno mais conhecido, a salsicha de Carniolan.

Klobasarna, Ljubljana

O nosso almoço típico esloveno, no Klobasarna, Ljubljana

Como sobremesa, parámos numa esplanada chamada Gujzina Premurska Gostlina para provar um bolo típico do norte da Eslovénia d-e-l-i-c-i-o-s-o!!

Gujzina Premurska Gostlina, Ljubljana

Para a despedida de Ljubljana, decidimos terminar na melhor geladaria da cidade, a Cacao! Há que dizer que merece a fama que tem!

Cacao, Ljubljana

Ao inicio da tarde deixámos Ljubliana e rumámos de novo para Este, atravessando a cidade industrial de Novo Mesto em direcção à fronteira croata.

Paisagem na Eslovénia, a caminho da Croácia

Entrada na Croácia, vindos da Eslovénia

Aqui entrámos de novo na Croácia, desta vez sem muita demora (fomos por uma estrada secundária em vez de pela autoestrada) e fomos para Sul, em direcção ao Parque Nacional de Plitivice.

De Ljubljana a Plitvice são cerca de 3 horas, por isso podíamos ter saído mais cedo da capital eslovena para chegar a tempo de visitar o Parque Nacional de tarde. Porém, esta não é a melhor opção, e na nossa opinião é altamente recomendável ficar hospedado numa das muitas localidades perto do parque, e explorar Plitvice na manhã do dia seguinte.

Porquê? Por duas razões muito importantes:

- Permite aproveitar melhor a cidade de Ljubljana, cuja beleza merece ser vista sem ser à pressa;

- E principalmente porque Plitvice está entupido com turistas, e apesar do Parque Nacional ser grande, a quantidade de visitas no parque a partir do meio dia, e principalmente de tarde, torna muito menos autêntica (e muito mais desgastante) a visita a esta maravilha da natureza.

Por isso mesmo, ficámos alojados numa localidade a 20 quilómetros do parque, em Otočac, no Hotel Park, para depois podermos apreciar e caminhar com tranquilidade em Plitvice, sem centenas de turistas à nossa volta.

Otocac, Croácia

Hotel Park ****, Otocac

Curiosamente foi aqui, nesta minúscula terra, que pudemos ver pela primeira vez edifícios marcados com balas e semi-destruídos em consequência da guerra da independência entre Croácia e Sérvia, de 1991 a 1995.

Edifícios com buracos de balas da altura da guerra, Otocac, Croácia

Edifícios com buracos de balas da altura da guerra, Otocac, Croácia

Ficar em Otocac foi de facto a melhor decisão, já que permitiu-nos no dia seguinte visitar o Parque Nacional de Plitivce com calma e sem muitos outros turistas à nossa volta. Foi de facto um dia em cheio, com a visita de Plitivice e de duas importantes cidades na famosa costa da Dalmatia.

A melhor forma de terminar o dia, com uma cerveja Croata, no Hotel Park, Otocac

O nosso percurso neste terceiro dia: Ljubljana (Eslovénia) - Otocac (Croácia)