Wednesday, November 22, 2017

GREAT AMERICAN CROSSING (DIA 8) - DETROIT E CHICAGO

LISBOA - NEW YORK - WASHINGTON D.C. - NIAGARA FALLS - DETROIT - CHICAGO - SIOUX CITY - RAPID CITY - CODY - YELLOWSTONE - SALT LAKE CITY - BRYCE CANYON - FLAGSTAFF - LAS VEGAS - LOS ANGELES - PISMO BEACH - SAN FRANCISCO

Henry Ford Museum, Detroit

Depois de sete dias pela zona Este dos Estados Unidos, neste oitavo dia começámos a explorar o Midwest norte-americano.

O nosso pequeno almoço no Best Western Greenfield Inn ***, Detroit

Estando nós em Detroit, conhecida como a Motor City, fomos de manhã cedo visitar uma das fábricas mais históricas da Ford, a Rouge Factory.

Ford Rouge Factory, Detroit

Esta fábrica, com quase 100 anos, foi construída pelo fundador da empresa, Henry Ford, e modernizada ao longo dos tempos.

Ford Rouge Factory, Detroit

Aqui é nos explicada a história de Henry Ford e da fábrica, bem como todo o processo de fabrico de um dos mais emblemáticos carros da empresa, o F-150.

F-150, Ford Rouge Factory, Detroit

A parte mais interessante está, no entanto, na área onde podemos ver a linha de montagem, vista de cima.

Aqui podemos ver cada uma das peças a ser instalada de forma mecânica e precisa, sejam os vidros do carro, as portas, tudo. É incrível a quantidade de máquinas e robôs, em conjunto com funcionários da empresa (que verificam a qualidade de cada instalação), que fazem com que a cada minuto um carro saia pronto da linha de montagem.

Como "bónus", são também aqui exibidos alguns carros míticos, como é o caso do Mustang ou do Thunderbird.

Ford Rouge Factory, Detroit
Ford Rouge Factory, Detroit

Ford Rouge Factory, Detroit

Para quem visita a Rouge Factory, e em especial para todos os entusiastas de carros ou outros veículos no geral, é indispensável ir também visitar o espectacular Henry Ford Museum.

Henry Ford Museum, Detroit

Neste museu encontramos toda a espécie de veículos que marcaram de alguma forma a história dos Estados Unidos.

Henry Ford Museum, Detroit

Henry Ford Museum, Detroit

Aqui são expostos vários carros históricos, como o famoso Model T da Ford de 1909, o luxuoso Bugatti Royale, ou um Mustang original de 1962.

Model T, Henry Ford Museum, Detroit

Bugatti Royale, Henry Ford Museum, Detroit

Aqui encontram-se também carros de corrida, usados na NASCAR, bem como o Goldenrod, o carro usado em 1965 para estabelecer um novo recorde mundial de velocidade, de 410 milhas por hora (aproximadamente 660 quilómetros por hora), que só foi quebrado em 1991.

Carro da NASCAR, Henry Ford Museum, Detroit

Goldenrod, Henry Ford Museum, Detroit

Uma das secções mais interessantes é a dos carros presidenciais, usados pelos presidentes dos Estados Unidos, e onde está o carro onde foi assassinado o presidente John F. Kennedy em 1963.

Henry Ford Museum, Detroit

Carro em que foi assassinado o presidente Kennedy, Henry Ford Museum, Detroit

Outra zona impressionante do museu é a que exibe duas enormes locomotivas a vapor, incluindo uma, a "Sam Hill", de 1858.

Henry Ford Museum, Detroit

Henry Ford Museum, Detroit

O museu inclui ainda uma zona dedicada a objectos historicamente relacionados com a liberdade na América ou com marcas históricas, como é o caso de um chafariz com o aviso "Whites Only", ou a cadeira onde foi assassinado o presidente Abraham Lincolm, ou um letreiro antigo do McDonalds.

Letreiro antigo do McDonalds, Henry Ford Museum, Detroit

Cadeira onde foi assassinado Abraham Lincoln, Henry Ford Museum, Detroit

Depois deste banho de história, aproveitámos e acabámos por almoçar uns Hot Dogs no museu, para depois partir de novo para Oeste, em direcção a Chicago.

Atravessando o estado de Michigan de uma ponta à outra, fizemos uma paragem intermédia para ir a um dos mais clássicos hipermercados norte-americanos: Wallmart!

Wallmart, algures no Michigan

Um ponto de paragem imperdivel ao visitar os Estados Unidos, principalmente pelo preço: por pouco mais de 20$ levámos muita comida para o lanche, pilhas e uma t-shirt!

Seguímos depois viagem, atravessando momentaneamente o estado de Indiana, antes de chegarmos a Illinois, o estado de Chicago!

Chegada ao estado de Indiana, "Crossroads of America!"

Chegada ao estado de Illinois, "Land of Lincolm"

Aqui ganhámos uma hora: o fuso horário é outro, o Central Time Zone, menos uma hora que na costa Este.

Por isso mesmo, aproveitámos para visitar logo um dos principais símbolos da cidade, a Willis Tower, antigamente conhecida como Sears Tower.


Willis Tower, Chicago

Este enorme arranha-céus tem uma altura de 442 metros, e do topo oferece uma vista espectacular para a cidade de Chicago, bem como para o enorme Lago Michigan (tão grande que dá quase para pensar que é o mar!)

Willis Tower, Chicago

Willis Tower, Chicago

Willis Tower, Chicago

No topo existe também uma espécie de cápsulas de vidro, chamadas The Edge, que nos permitem observar o solo debaixo dos nossos pés a 412 metros de altura. Não recomendado a quem sofra de vertigens!!

The Edge, Willis Tower, Chicago

The Edge, Willis Tower, Chicago

Para fechar o dia fomos jantar a comida mais clássica de Chicago, a célebre Deep Dish Pizza!

Deep Dish Pizza, a comida mais famosa de Chicago

Há imensos restaurantes que vendem esta "iguaria", mas o mais recomendado (e que nós aprovamos completamente) é o Giordano's. Delicioso e absolutamente imperdível para quem venha a Chicago!!

Giordanos, o melhor local para comer Deep Dish Pizza em Chicago

De barriga cheia fomos finalmente descansar até ao nosso hotel, o Hilton Chicago Oak Brook Hills Resort & Conference Center.

Hilton Chicago Oak Brook Hills Resort & Conference Center ***, Chicago

No dia seguinte fomos explorar a cidade de Chicago.


O nosso percurso neste oitavo dia: Detroit - Chicago

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin