Thursday, February 22, 2018

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 8) - TIRANA (ALBANIA)

AMSTERDAM - ZAGREB - LJUBLJANA - PLITVICE - SPLIT - DUBROVNIK -  TIRANA - OHRID - SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

Tirana, Albânia

No oitavo dia da nossa aventura pelos Balcãs começamos o dia a explorar a capital da Albânia, Tirana.

Passeámos primeiro pelo parque Lulishte Ismail Qemali, onde está um dos mais de 170 mil bunkers que o antigo ditador comunista Enver Hoxha mandou construir em todo o país, com o objectivo de proteger a população de uma eventual invasão inimiga que nunca viria a acontecer.

Parque Lulishte Ismail Qemali, Tirana

Bunker, Tirana

A zona turística da cidade está, no entanto, concentrada à volta da praça Skanderbeg.

Praça Skanderbeg, Tirana

Skanderbeg é o herói nacional da Albânia, que entre 1444 e 1466 derrotou e impediu 13 invasões do gigante Império Otomano, que só conseguiu conquistar a Albânia depois da morte de Skanderbeg.

Tendo estado a Albânia mais de 40 anos sujeita a uma terrível ditadura comunista, foi interessante chegar a esta praça principal de Tirana e reconhecer algumas semelhanças com aquilo que tínhamos visto na praça Tiananmen em Pequim, na China.

A praça, enorme mas vazia ao mesmo tempo (à excepção da estátua de Skanderbeg no centro) está rodeada pelos edifícios mais importantes e imponentes da cidade, como o teatro da Opera, o Museu de História Nacional da Albânia e edifícios governamentais.

Aqui fomos visitar a Mesquita de Et'hem Bey.

Mesquita de Et´hem Bey, Tirama

Esta mesquita é especialmente importante tendo em conta que, durante o regime comunista, estava proibida qualquer prática religiosa, e por isso foram destruídos milhares de mesquitas e igrejas por todo o país.

Esta mesquita resistiu apenas pela sua localização central, para esconder toda esta destruição dos embaixadores e visitantes internacionais.

A poucos metros da mesquita, fomos depois visitar outro grande monumento de Tirana, o Museu Nacional de História da Albânia.

Museu Nacional de História da Albânia, Tirana

Só a fachada já desperta o interesse: uma imagem construída com mosaicos descreve a evolução vitoriosa do país, desde as tribos dos Lírios até à revolução Comunista em meados do século XX.

Aqui encontramos uma grande colecção de arqueologia, bem como um andar inteiro muito interessante dedicado ao período da ditadura comunista.

Antiga cela de prisão da altura da ditadura, no Museu Nacional de História da Albânia, Tirana

Fotografia de Enver Hoxha, o ditador na Albânia, Museu Nacional de História da Albânia, Tirana

Perto da praça Skanderberg está a Catedral Ortodoxa, reconstruída após a queda da ditadura, e o seu interior, apesar de simples, é muito bonito.

Catedral Ortodoxa, Tirana

Para terminar, despedimo-nos de Tirana almoçando num restaurante italiano (já tínhamos algumas saudades...) chamado La Voglia, onde fomos novamente surpreendidos pelo (baixo) preço da refeição: a refeição para os dois ficou em 1500 leks! (na altura cerca de 10€)

De barriga cheia do almoço (e de mais uns gelados baratíssimos que levamos como sobremesa) partimos de Tirana rumo ao Este, em direcção à Macedónia.

A viagem foi um pouco turbulenta, por estradas estreitas e em mau estado pelo meio de montanhas, e ficou ainda mais perigosa quando começou a chover ao ponto de inundar as estradas....

Paisagem a caminho da Macedónia, na Albânia

Pelo caminho fomos encontrando mais bunkers, espalhados pelas montanhas, mandados construir pelo ditador Enver Hoxha durante o período comunista.

Bunkers no caminho para a Macedónia, na Albânia

Apesar dos muitos acidentes que encontrámos pelo caminho, a viagem acabou por correr bem, e quando entrámos na Macedónia tinhamos à nossa espera um tempo espectacular com sol e céu limpo, e que nos permitiu apreciar o lugar mais espectacular deste país, que era também o nosso destino neste dia: a região do lago de Ohrid!

Entrada na Macedónia

Paisagem na Macedônia, já a caminho de Ohrid

Pôr do sol no lao de Ohrid, Macedónia

Foi precisamente à beira deste lago gigante (360 quilómetros quadrados de área) que ficámos alojados, no Hotel Metropol.

Hotel Metropol ****, Ohrid, Macedónia

O dia seguinte foi inteiramente reservado para explorar toda a área em volta do lago Ohrid.

O nosso percurso no oitavo dia: Tirana (Albânia) - Ohrid (Macedónia)