Saturday, February 17, 2018

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 7) - BUDVA (MONTENEGRO)

AMSTERDAM - ZAGREB - LJUBLJANA - PLITVICE - SPLIT -  DUBROVNIK - TIRANA - OHRID - SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

Sveti Stefan, Montenegro

Depois de descansarmos um pouco nas águas do Adriático em Dubrovnik, partimos no sétimo dia da nossa viagem pelos Balcãs rumo a Tirana, na Albânia, naquela que foi uma das etapas mais longas e cansativas.
Não são muitos quilómetros que separam as duas cidades, cerca de 270, mas a qualidade das estradas e a inexistência de vias rápidas faz com que esta viagem dure quase 6 horas.

Para além disso, dado que atravessamos duas fronteiras de países não pertencentes à União Europeia, há que adicionar o tempo de espera nas alfândegas (primeiro para sair do país de onde partimos, e depois noutra alfândega para entrar no novo país), que alguns casos pode chegar a uma hora de espera...

Por isso mesmo saímos bem cedo de Dubrovnik, e conseguimos entrar no Montenegro sem esperarmos muito na fronteira.

Entrada no Montenegro

No Montenegro a paisagem é diferente, e apesar de pequeno, é um país lindíssimo. De um lado as montanhas altas, do outro praias espectaculares.

Paisagem no caminho para Budva, no Montenegro

Paisagem no caminho para Budva, Montenegro

Pelo caminho atravessamos, por ferry, a baía de Kotor, um dos locais mais impressionantes do país, e onde iríamos voltar mais tarde noutro dia.

Baía de Kotor, Montenegro

Após mais uns quilómetros decidimos parar para dar uma pequena volta por uma das cidades mais populares de Montenegro, Budva.

Budva, Montenegro

Esta localidade está repleta de apartamentos e grandes casas de férias, já que goza de uma privilegiada localização à beira mar, à qual se junta um centro histórico muito interessante.

Foi em Budva que decidimos almoçar, no restaurante Jadran Kod Krsta, numa esplanada junto ao mar.

Restaurante Jadran Kod Krsta, Budva, Montenegro

Aqui demos conta que os preços são muito mais convidativos: a refeição para os dois (que incluiu pratos generosos de mexilhões e lulas) ficou em apenas 20 euros...

Cerveja local de Montenegro, no restaurante Jadran Kod Krsta, Budva, Montenegro

Depois de darmos uma pequena volta pela zona antiga de Budva, e de nos refrescarmos do calor que se sentia com gelados baratissimos (80 cêntimos!) seguimos viagem até pararmos junto à ilha de Sveti Stefan.

Sveti Stefan, Montenegro

Esta ilha toda muralhada, ligada ao continente por um estreito istmo, é uma das imagens de marca do país, e onde fica um dos hotéis mais caros da Europa, o Hotel Aman Sveti Stefan.

Continuámos depois até à fronteira com a Albânia, em Shkoder.

Entrada em mais um país, a Albânia

em terras albanesas, com uma paisagem mais desinteressante que a de Montenegro, fomos caminhando para sul até finalmente chegarmos à capital deste país, Tirana!

Paisagem a caminho de Tirana, na Albânia

Estoirados da viagem, fomos direitinhos ao nosso hotel, o Sky Tower Tirana Hotel. Foi aqui que jantámos, desde o topo da torre, de onde podemos ver Tirana iluminada vista de cima.

Cerveja local, no jantar no Sky Hotel Tirana, Tirana, Albânia

Sky Hotel ****, Tirana, Albânia

Foi esta iluminação que, apesar do nosso cansaço, nos fez decidir dar uma pequena volta pelas ruas do centro.

E devo dizer que deixou-nos muito espantados a quantidade de vida e animação existente em todo o lado, e a forma aperaltada com que os albaneses e albanesas andavam pelos bares da cidade, surpreendente tendo em conta tratar-se de um país muçulmano.

Vista desde o topo da Sky Hotel Tirana, Tirana

No final deste pequeno passeio nocturno regressámos ao hotel para descansar. No dia seguinte iríamos visitar a cidade de Tirana, para depois partirmos rumo à Macedonia.