Wednesday, February 14, 2018

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 6) - DUBROVNIK (CROÁCIA)

AMSTERDAM - ZAGREB - LJUBLJANA - PLITVICE - SPLIT -  DUBROVNIK - TIRANA - OHRID - SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

O sexto dia da nossa viagem foi inteiramente reservado para visitar a pérola do adriático, a cidade mais popular e mais conhecida de toda a Croácia, a cidade de Dubrovnik.

Dubrovnik, Croácia

Esta magnífica cidade, classificada como Património Mundial da UNESCO, apesar de ter sido bombardeada entre 1991 e 1992 durante a guerra dos Balcãs, mantém o esplendor da época medieval, e dentro das suas espectaculares muralhas as muitas ruas estreitas contrastam com grandes monumentos como palácios, igrejas e mosteiros.

Começámos a nossa visita entrando pelo Pile Gate, a porta principal da cidade, para depois irmos visitar aquilo que mais chama a atenção mal se avista Dubrovnik: as suas muralhas.

Pile Gate, Dubrovnik

Muralhas, Dubrovnik

A entrada é paga, mas o passeio vale a pena: além de permitir observar as muralhas em si, oferece uma vista única da cidade vista do topo, bem como da costa e do porto de Dubrovnik.

Optámos por visitar as muralhas mal chegámos à cidade, de manhã, e aconselhamos seriamente a que façam o mesmo caso visitem Dubrovnik. As muralhas estendem-se por quase dois quilómetros, com descidas e subidas inclinadas, e por isso não é uma visita fácil.

Se a isto juntarmos o calor que se sente nesta cidade durante o dia, e à quantidade de turistas que a visitam diariamente,  a melhor altura do dia para visitar as muralhas acaba por ser ou de manhãzinha, ou na altura do por do sol (em que já não se sente tanto calor)

Das muralhas seguimos por dentro da cidade, percorrendo as muitas ruelas estreitas. Pelo caminho, demos de caras com as escadarias mais famosas da cidade, na Ulica Uz Jezuite.

Dubrovnik, Croácia

Foi aqui, nestas escadas, que foram filmadas as cenas de "Shame" da série Game of Thrones, e por isso mesmo é dos locais mais fotografados de Dubrovnik.

De facto, como muitas das cenas da série têm como palco pontos desta cidade, há muito comércio a vender merchandising oficial do Game of Thrones, e há inclusive uma das lojas com um Iron Throne, a imitar o existente na série.

Iron Throne, Dubrovnik

Depois de darmos umas voltas pela cidade e de relaxarmos um pouco numa das muitas esplanadas, fomos até ao Palácio de Rector.

Palácio do Rector, Dubrovnik

Este antigo forte medieval combina um estilo gótico do século XV com elementos do Renascimento e Barrocos, e foi usado como palácio do Rector, o governador da cidade, durante a época em que Dubrovnik era uma Républica.

Fomos depois até ao Mosteiro Franciscano, um mosteiro do século XIV com um elegante claustro de 1360. No interior podemos ver várias peças de arte sacra, bem como a farmácia mais antiga do país (e a terceira mais antiga do mundo), fundada em 1317 e que continua aberta e a funcionar nos dias de hoje.

Mosteiro Franciscano, Dubrovnik

Fomos depois almoçar peixe num pequeno mas óptimo restaurante, chamado Barba, que além de bom era bastante barato (para os preços praticados em Dubrovnik claro...)

Restaurante Barba, Dubrovnik

Para fazer a digestão embarcamos no teleférico que nos leva até ao observatório no topo da montanha de Dubrovnik, a 400 metros de altura. Não é uma visita barata - como aliás nada é nesta cidade... - mas vale a pena: a vista do topo é absolutamente imperdível!

Vista de Dubrovnik desde o topo do observatório, acessível por teleférico

De volta à cidade, e com a tarde já a meio, estávamos já satisfeitos com o que tinhamos visto em Dubrovnik, mas faltava um ponto essencial: a praia! Não poderíamos sair sem experimentar as águas do adriático.

Dubrovnik, Croácia

Há várias praias espalhadas por Dubrovnik, mas a mais bonita - prova disso é que é a praia mais frequentada pelos locais - situa-se a pouco mais de 2 quilómetros da cidade velha, e chama-se Sveti Jakov.

Sveti Jakov, Dubrovnik

Esta belíssima praia está localizada fora da confusão turística da cidade, perto de uns penhascos, e oferece uma vista fantástica das muralhas medievais e da ilha de Lokrum.

Ilha de Lorkum, Dubrovnik

A areia... bom, essa não existe, apenas pedras, mas nada que chinelos não resolvam. É que a água quente, límpida, transparente e de um azul daqueles de praias tropicais faz com que tudo isso valha a pena.

Um mergulho nesta praia é, por isso, algo absolutamente imperdivel para quem visite Dubrovnik.

Sveti Jakov, Dubrovnik

Esta foi uma óptima maneira de terminar o dia e, já relaxados, regressámos ao nosso hotel para jantar e descansar.

No dia seguinte iríamos fazer uma dos mais longos trajectos desta nossa viagem, e adicionar mais dois países ao nosso "passaporte".