Saturday, February 10, 2018

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 5) - MOSTAR (BÓSNIA E HERZEGOVINA)

AMSTERDAM - ZAGREB - LJUBLJANA - PLITVICE -  SPLIT - DUBROVNIK - TIRANA - OHRID - SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

No quinto dia da nossa viagem partimos de Split em direcção à cidade mais conhecida e visitada de toda a Croácia, Dubrovnik, mas fazendo um desvio pela Bósnia e Herzegovina.

A caminho de Mostar, Bosnia e Herzegovina

São pouco mais de 200 quilómetros que separam estas as cidades de Split e Dubrovnik, num bonito percurso de três horas junto à costa da Dalmácia que atravessa parte da Bósnia e Herzegovina, ainda que por poucos quilómetros.

Bosnia e Herzegovina

Apesar dessa ser a rota mais curta, e por isso a mais comum, nós preferimos utilizar este dia para entrar um pouco mais dentro da Bósnia e visitar uma cidade que é também património mundial da UNESCO: Mostar.

Paisagem a caminho da Bósnia e Herzegovina

Entrada na Bósnia e Herzegovina, vindos de Split

Antes de lá chegar fizemos uma breve paragem em Medjugorje, um local de peregrinação nos Balcãs porque diz-se que foi naquele local que Nossa Senhora fez várias aparições durante a altura da Guerra na Bósnia.

Medjugorje, Bósnia e Herzegovina

O local em si é totalmente desinteressante, repleto de lojas de artigos religiosos, e nem sequer a igreja é particularmente bonita, pelo que não aconselhamos que parem nesta localidade.

Cerveja local, a única coisa interessante nesta nossa visita a Medjugorje, Bósnia e Herzegovina

Mostar, por outro lado,  é uma conversa completamente diferente.

Paisagem perto de Mostar, Bosnia e Herzegovina
Mostar, Bosnia e Herzegovina

Esta jóia repleta de arquitectura do antigo Império Otomano na Europa é a capital da Herzegovina. À semelhança de muitas cidades neste país, foi devastada pelos conflitos nos Balcãs, e isso é ainda visível em muitas paredes de casas, desfiguradas com buracos de balas.

A cidade está dividida em duas partes. A margem esquerda do rio Neretva é cristã e está repleta de igrejas.  A margem direita é muçulmana, cheia de bazares e mesquitas.

A ligar as margens está a ponte mais famosa de Mostar.

Mostar, Bosnia e Herzegovina

Esta ponte, além de proporcionar uma paisagem espectacular, é o símbolo da união e da convivência entre as diferentes religiões que existem nesta cidade. O melhor sítio para observar a ponte é desde o topo do Minarete da mesquita Koski Mehmed Pasha, com a melhor vista de toda a cidade!

Mesquita Koski Mehmed Pasha, Mostar, Bosnia e Herzegovina

Vista desde o topo do minarete da mesquita Koski Mehmed Pasha, Mostar, Bosnia e Herzegovina

Antes de abandonar Mostar decidimos almoçar no restaurante Tima-Irma um delicioso Cevapi (comida típica nos Balcãs), que além de bom era extremamente barato: a refeição toda ficou a 16€ para os dois...

Cevapi, no restaurante Tima-Irma, Mostar, Bosnia e Herzegovina

Satisfeitos com esta visita, seguimos caminho pelo interior da Bosnia Herzegovina, até chegar ao nosso tão ansiado destino, a cidade de Dubrovnik.

Regresso à Croácia, a caminho de Dubrovnik

A caminho de Dubrovnik, Croácia

Aqui fomos direitos ao hotel onde ficámos hospedados, o Hotel Ivka, onde iríamos ficar nas duas noites seguintes.

Hotel Ivka ***, Dubrovnik

A melhor forma de terminar o dia: cerveja Croata, Dubrovnik, Croácia

Foi também por aqui que jantámos e demos por terminado o dia, para recuperar energias para o dia seguinte, onde iríamos explorar a cidade mais turística (e provavelmente uma das mais caras...) da Croácia.