Sunday, March 25, 2018

AVENTURA NOS BALCÃS (DIA 11) - KOSOVO

AMSTERDAM - ZAGREB - LJUBLJANA - PLITVICE - SPLIT - DUBROVNIK - TIRANA - OHRID -  SKOPJE - KOLASIN - DUBROVNIK - AMSTERDAM

Kosovo

Este foi um dos dias mais cansativos e com menos visitas da nossa viagem, em que saímos da Macedónia em direcção ao Montenegro.

O nosso destino era a pequena cidade montenegrina de Kolasin, no meio das montanhas, e apesar da distância que separa Skopje de Kolasin não ser muito grande (pouco mais de 300 quilómetros) a qualidade das estradas faz com que este percurso dure cerca de cinco horas e meia.

Partimos por isso bem cedo da capital da Macedónia para pouco depois entrarmos num novo país, a República do Kosovo.

Este jovem país é a mais nova nação da Europa, tendo-se declarado independente em 2008. Os vestígios da guerra que marcou esta região ainda são bastante visíveis por todo o país, bem como algumas homenagens aos Estados Unidos e a Bill Clinton, que tiveram um papel muito importante no reconhecimento internacional do Kosovo como país independente.

Kosovo

Atravessando o Kosovo damos de caras com um fenómeno estranho: poucas são as bandeiras do país hasteadas nas casas. Há bandeiras sim, mas da Albânia.

Isto acontece porque a grande maioria (ou mesmo quase a totalidade) dos habitantes deste país são de origem albanesa.

Atravessando o país, a paisagem não é das melhores, com casas que parece que foram deixadas a meio, e depois de atravessarmos a capital, Pristina, fomos parar para almoçar e dar uma pequena volta na vila de Peć.

Pec, Kosovo

Aqui demos de caras com a realidade dos preços incrivelmente baixos que se praticam no Kosovo: o almoço dos dois com sobremesa e bebida ficou em 4.70€!

Uma das poucas banderas do Kosovo que vimos no país (a maioria era bandeiras da Albânia), em Pec, Kosovo

De tarde continuámos em direcção a Montenegro, entrando na zona montanhosa junto à fronteira, onde a paisagem é muito mais bonita, ficando ainda mais espectacular quando entramos em território montenegrino.

Kosovo, junto à fronteira com Montenegro

Seguimos viagem até Kolasin, um popular destino de férias de inverno que é também muito bonito no Verão.

Montenegro

Kolasin, Montenegro

Aqui ficámos a descansar depois do dia inteiro de viagem, no Bianca Restor & Spa Hotel, aproveitando o fim de tarde para desfrutar da piscina e da paisagem.

Bianca Resort & Spa Hotel ****, Kolasin

Piscina do hotel Bianca Resort & Spa Hotel, Kolasin

No dia seguinte, o último da nossa viagem, iríamos ver mais dois locais espectaculares de Montenegro.