Thursday, March 9, 2023

AS TRÊS GRANDES CIDADES DA SUIÇA ALEMÃ (PARTE 2) - BERN

Depois de sair da cinzenta cidade de Zurich, cheguei a Bern num dia igualmente não muito solarento, mas o que me esperava era algo muito melhor.

Bern, Suiça

Bern é a capital da Suiça, e merece-o ser, pois entre as grandes cidades da Suiça é provavelmente a mais bonita de todas, e a que está melhor localizada, por entre as curvas do Rio Aare.

Saindo da estação de comboios, comecei a passear por entre os grandes edifícios da Universidade e do Kunstmuseum, onde as ruas são ladeadas por imponentes construções que são autênticos monumentos.





Chego depois à Banhofplatz, onde está a Heiliggeistkirche, construída entre 1726 e 1729, uma igreja que domina toda esta praça movimentada.





Prossegui pela Marktgasse, a rua mais turística e também a mais bonita da cidade. 

Esta rua está repleta de lojas de luxo, de chocolate suíço, e de janelas floridas, sendo a principal rua de Bern.

Ladeada por casas do século XIX e por imensas fontes a cada 50 metros, caminhei pela rua até à Kornhausplatz, uma praça bonita e onde se encontra o Stadttheater.





O mais famoso da Marktgasse são, no entanto, as torres dos relógios.

Existem duas, mas a mais conhecida (por ser mais bonita e impressionante) é a Zytgloggeturm.






É o símbolo da cidade. Construída entre 1191 e 1250, é uma torre com um relógio extremamente elaborado e é definitivamente um local a não perder na visita a Bern.






Continuei a caminhar pela rua principal até chegar à Nydeggbrucke, uma das várias pontes que cruzam o rio Aare, mas esta em particular achei a vista especialmente bonita, por cobrir a Nydeggkirche, uma igreja do século XIV, mas também a zona verde de Barengraben.




Foi precisamente para o Barengraben que me dirigi depois, que consiste num parque onde reside o símbolo vivo da cidade, o Urso Pardo.





Já com um tempo bastante mais simpático subi até ao Rosengarten Bern, um jardim que se destaca pelo miradouro sob a cidade antiga de Bern.






Desci de novo para o centro histórico para continuar a vaguear pelas ruas medievais, chegando por fim à Berner Munster, a grande catedral da cidade.

Esta catedral gótica tem uma torre de 100 metros e domina por inteiro o cenário nesta zona da cidade.






Além da igreja em si, vale a pena passar por aqui para, desde os seus jardins, na Munsterplatform, apreciar uma vista bonita sob o rio Aare.




Fui depois por entre mercados de rua até uma zona mais clássica, onde se encontra o Parlamento, um edifício majestoso que mais parece um palácio.






Desci depois e voltei a cruzar o rio para ir ver o Bernisches Historiches Museum, um bonito museu em forma de castelo.




Foi o final da visita, e por isso regressei à estação de comboios e despedi-me de Bern. Daqui seguiria para visitar mais uma grande cidade Suiça.

No comments:

Post a Comment

Blog Widget by LinkWithin