Friday, May 20, 2022

ARMENIA, GEORGIA E AZERBAIJAO (DIA 3) - ETCHMIADZIN, ZVARTNOTS, COGNAC ARARAT (ARMENIA)

Neste terceiro dia no Cáucaso continuámos saímos pela primeira vez de Yerevan para explorar um pouco dos monumentos históricos da Arménia.

Templo de Zvartnots

Começamos por ir até Vagharshapat, uma pequena terra situada a cerca de 20 quilómetros de Yerevan, onde se encontram alguns monumentos religiosos importantes, como a igreja de Santa Hripsime, onde fizemos a primeira paragem.

Igreja de Santa Hripsime, Vagharshapat

Esta igreja é considerada uma das 7 maravilhas da Arménia.

Bem perto encontra-se o complexo e a catedral de Etchmiadzin.

Este é o centro da Igreja Cristã Arménia-Gregoriana, e é considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo.

A catedral tem mais de 1700 anos, tendo sido construída entre os anos 301-303.

Todo o complexo é muito bonito, tendo apenas a desvantagem de ter poucos abrigos o que, com o sol abrasador e o calor existente na rua, tornou a experiência menos confortável do que desejaríamos.

Seguimos depois de novo em direcção a Yerevan, mas para uma paragem muito importante a meio caminho: Zvartnots.

Zvartnots

Templo de Zvartnots

Este monumento é tão importante que dá o nome ao aeroporto internacional de Yerevan.

É classificado como Património Mundial da UNESCO, e consiste em ruínas de um templo construído no século VII pelos cristãos numa época em que grande parte da Arménia se encontrava sobre domínio do Império Bizantino.

Se o tempo o permitir, como aconteceu connosco, é um sítio espectacular para apreciar ao longe o monte Ararat.

Fomos depois almoçar, mas não a um restaurante normal, a uma casa de uma família arménia, super simpática, que nos mostrou um pouco da cozinha arménia e onde comemos comida típica deliciosa.

Casa de uma família arménia, onde almoçamos

De barriga cheia fomos de volta para Yerevan, visitar a fábrica de um dos produtos mais famosos deste país, o Cognac arménio Ararat.

Aqui fizemos uma tour para descobrir como é feito esta bebida alcoólica, onde descobrimos que há uma colheita de Ararat guardada para o dia em que for assinado um eventual acordo de paz entre o Azerbaijão e Arménia, que disputam até hoje o território de Nagorno-Karabah.

Para o final, a melhor parte, a prova do cognac Ararat. Tão bom que trouxemos uma garrafa para casa!

Para fechar o dia passamos pelo mercado de artesanato e frutas de Yerevan, o Gum Market.

Cheio de pessoas simpáticas a tentar vender tudo, encontra-se das mais diversas coisas neste mercado, desde especiarias a pastelaria, e tudo com bastante bom aspecto.

Gum Market, Yerevan

Fomos depois jantar ao Restaurant Our Village, com comida típica arménia e geórgia, onde comemos mais uma vez deliciosamente, com direito a música ao vivo e tudo.

Foi um dia muito preenchido, e por isso fomos descansar que ainda havia muito para ver da arménia nos dias seguintes.