Friday, May 20, 2022

ARMENIA, GEORGIA E AZERBAIJAO (DIA 5) - MOTHER ARMENIA, GARNI, GEGHARD, MATENADARAN (ARMENIA)

Continuamos a nossa viagem neste quinto dia explorando ainda a Arménia.

Mother Armenia, Yerevan

Saímos de manhã para visitar, em Yerevan, um monumento especial, a Mother Armenia.

Esta estátua é a personificação da Arménia, e foi construída para substituir a antiga estátua de Stalin que se encontrava no mesmo local.

É um local interessante de visitar, no topo de Yerevan, e onde se encontram em exposição alguns veículos militares.

Seguimos caminho depois até Geghard.

O mosteiro de Geghard é Património Mundial da UNESCO e outro mosteiro antigo da Arménia, e está parcialmente talhado na montanha.

É mais um templo no meio de montanhas, e onde nos apercebemos a beleza destes monumentos está na sua localização e na forma como estas igrejas pequenas e antigas se enquadram no meio de paisagens incríveis.

Passeámos um pouco pelo templo de Garni, cujo interior é também especialmente bonito.

Vale a pena deambular por entre os túneis e as capelas, e com alguma sorte podemos encontrar coros a cantar num ambiente muito especial.

Os jardins à volta do templo também merecem uma visita.

Mosteiro de Geghard

De Geghard seguimos até Garni.

Aqui encontramos o templo com o mesmo nome, e que é uma impressionante obra da arquitectura arménia antiga.

Templo de Garni

Por esta altura a nossa opinião era de que os arménios sabiam escolher os locais com as vistas mais espectaculares para construir os seus templos ou mosteiros religiosos.

O interior não é especialmente bonito, mas o templo em si é muito interessante.

Igualmente interessante é a paisagem à volta do templo, que tal como em todos os outros monumentos arménios que visitámos, está rodeado de montanhas espectaculares.

Fomos depois almoçar na zona de Garni, de novo a uma casa de locais, onde nos mostraram como é feito o lavash, através de um processo típico nacional arménio de panificação num forno subterrâneo chamado tonir.

Casa de uma família Arménia, onde almoçamos, e onde faziam o pão Lavash

Almoçados, fomos passar a tarde no museu nacional de manuscritos, em Yerevan, o Matenadaran.

Este museu extraordinário contém documentos históricos de toda a Europa e Ásia.

Museu Matenadaran, Yerevan

Por fim fomos ao nosso último jantar na Arménia, com direito a música ao vivo, no Tsirani Home Restaurant, onde mais uma vez comemos deliciosamente.

Tsirani Home Restaurant, Yerevan

Não me canso de dizer, a Arménia tem a comida mais espectacular de sempre, tudo muito bom, tudo barato, é um destino anti-dietas!

Fomos depois dormir, pela última vez em Yerevan, e pela última vez na Arménia. No dia seguinte iríamos partir em direcção ao seguinte país desta aventura no Cáucaso: a Geórgia.