Friday, May 29, 2020

JAPÃO (DIA 5, Parte II) - KYOTO I (FUSHIMI INARI, KIYOMIZU TEMPLE)

AMSTERDAM - OSAKA - HIROSHIMA - IMABARI -  OSAKA - KYOTO  - ATAMI - TOKYO - AMSTERDAM

Continuando o quinto dia no Japão, e já almoçádos, seguimos caminho até Kyoto.

Fushimi Inari, Kyoto

Atravessámos de novo muitos arrosais, até chegarmos à cidade de Kyoto.

Arrozais a caminho de Kyoto

Mais arrozais a caminho de Kyoto

Kyoto é uma cidade especial por ter sido a capital japonesa por muitos anos. É uma cidade histórica com inúmeros templos e palácios e edifícios muito tradicionais japoneses, e o seu valor cultural e histórico é tão rico que foi inclusive poupada pelos raides aéreos norte-americanos durante a segunda guerra mundial, bem como da bomba atómica.

Quando chegámos e enquanto nos dirigíamos ao primeiro ponto de visita na cidade, o próprio caminho pelas ruas até lá era só por si interessante, com japonesas vestidas com roupas tradicionais a passear pela cidade.

Kyoto

O nosso primeiro destino aqui em Kyoto era o local que para mim foi o mais bonito de toda a nossa viagem no Japão: Fushimi Inari.

Só o edificio central do templo, o Shrine principal, impressiona, com as suas cores vermelhas e a sua dimensão, assim como os outros mini shrines à sua volta.

Mas não é por isso que Fushimi Inari é famoso.

Este enorme santuário xintoísta incluí uma série de portas Tori vermelhas/alaranjadas em cadeia, umas a seguir às outras, ao longo de nada mais do que quatro quilómetros!

Construído no século VIII, a atmosfera no templo é incrível ao atravessar este tunel vermelho num longo caminho que parece não ter fim, delimitado por mais de cinco mil portas Tori.

Fushimi Inari foi também cenário para o filme Memórias de uma Gueixa, e vencedor do prémio Traveller's Choice 2016 no Japão, e de facto merece todos os prémios possíveis.

Como já disse este foi o meu local preferido na viagem, onde ficámos algumas horas, e é daqueles locais que vale a pena fazer o desvio que for para o visitar.

Claro que sendo tão famoso é também provável que esteja cheio de turistas, mas não se assustem, a maioria dos turistas ficam nas imediações das primeiras portas Tori, e basta percorrer um pouco o "tunel" para que a enchente de turistas se transforme em calma e tranquilidade.

Depois de explorarmos as portas fomos explorar o resto do shrine, para seguir depois caminho até à visita seguinte.

Eventualmente lá chegámos a Kyomizu Temple, um famoso templo japonês do século VIII famoso pela sua plataforma com colunas de madeira.

Kyomizu Temple, Kyoto

O templo em si é muito bonito, como são muitos no Japão e em particular em Kyoto, mas o destaque maior aqui diria que é a vista, provavelmente dos melhores miradouros da cidade.

O seu interior de madeira é também lindíssimo.

Algures no topo do templo está a Love Stone. Diz a tradição que se alguém, partindo dessa pedra, conseguir caminhar até à pedra que se encontra do outro lado, terá o seu desejo realizado.

Kyomizu Temple, Kyoto

Saímos depois do templo pelas ruas de comércio para chegarmos a mais um momento de bebidas insólitas. Aliás, esta foi provavelmente a bebida mais insólita de sempre. Acabada de lançar no Japão, uma Coca-Cola.... transparente!

Parece água, mas não é. É mesmo Coca-Cola! E com o sabor autêntico! Mais insólito é impossível!

Não foi o único momento insóltio, também aqui provou-se um gelado de... matcha!

Gelado de... matcha!

Foi aqui em Kyoto, nas ruas comerciais, que começamos a encontrar lojas de bonecos e animes como os que tinhamos visto em Osaka, da Hello Kitty ou One Piece ou Sailer Moon, etc.

Algumas lojas geek que encontrámos, como esta da Hello Kitty, em Kyoto

Ou esta loja cheia de bonecos de animes conhecidos

One Piece, Naruto, Dragon Ball, tudo!

Já cansados fomos até ao hotel onde iríamos ficar a dormir, o Kyoto Tokyu Hotel, para depois irmos jantar a um restaurante de ramen delicioso chamado Yokozuna Gojo (tão bom!!!!) que havia perto do hotel.

Kyoto Tokyu Hotel ****, Kyoto

O ramen era tão bom que pedi para repetir!!

Aproveitámos também e experimentámos Sake para beber à refeição. Bem bom!

Ramen no Yokozuna Gojo. Tão bom, mas TÃO BOM que eu pedi para repetir. DELICIA!

O saké também era bom, mas principalmente, era bem barato!

E assim se fechou o quinto dia no Japão. O dia seguinte seria dedicado em exclusivo à cidade de Kyoto, que ainda tinha muito para ver!