Friday, May 1, 2020

GREAT AMERICAN CROSSING (DIA 16) - MONUMENT VALLEY, GRAND CANYON

LISBOA - NEW YORK - WASHINGTON D.C. - NIAGARA FALLS - DETROIT - CHICAGO - SIOUX CITY - RAPID CITY - CODY - YELLOWSTONE - SALT LAKE CITY - BRYCE CANYON  - FLAGSTAFF  - LAS VEGAS - LOS ANGELES - PISMO BEACH - SAN FRANCISCO

Vou ser honesto. Apesar de ter expectativas altas para todos os locais por onde íamos passar nesta aventura Coast to Coast, este era o dia que eu mais esperava de toda a viagem.

Neste 16o dia iamos ver dois dos locais mais emblemáticos do Oeste americano, entre os quais o meu destino de sonho: Monument Valley!

Monument Valley, Arizona

Saímos bem cedo de Bryce Canyon City pelo meio da terra vermelha atravessando o resto do Utah até chegarmos a mais um novo estado, o Arizona.

Entrada no estado do Arizona

Aqui continuámos até Glen Canyon Dam, uma barragem enorme que criou um dos maiores lagos dos estados unidos, o Lake Powell.

Lake Powel, Arizona

Desde a barragem existe um miradouro de onde se pode observar o lago, onde a água cristalina se sobrepõe contra as paredes de rocha vermelha do desfiladeiro. Vale a pena parar e aproveitar a vista!

Daqui seguimos até Page, uma pequena localidade no Arizona, e onde tivemos a nossa grande aventura. É que em Page existe um aeródromo de onde se pode voar até Monument Valley, e depois até Grand Canyon, e foi precisamente isso que fizemos!

A avioneta que nos levou a Monument Valley, no aeródromo de Page, Arizona

O voo é numa avioneta daquelas pequenas e que, para quem tem medo de voar como eu, faz-nos jurar que nunca mais meteremos os pés num avião. Só que depois olhamos para a janela, e a vista.... a vista é indescritivel....

Lake Powell, visto do ar

O Lake Powell consegue ser admirado em toda a sua dimensão, visto de cima, rodeado pela rocha vermelha e por formações rochosas espectaculares, como é o caso do Rainbow Arch.

Rainbow Arch

Arizona visto do ar

Ao final de cerca de meia hora lá chegámos a Monument Valley, algures na fronteira entre o Arizona e o Utah (como os fusos de horários eram diferentes os relógios mudavam constantemente de hora!).

Monument Valley é no meio do nada, rodeado do que parece ser um imenso deserto vermelho, mas merece todo e qualquer desvio que pensem fazer para lá chegar. É o local épico para fãs de Westerns, e impossível de não passear ao redor dos famosos rochedos sem que soe alguma banda sonora de Ennio Morricone na nossa cabeça.

O parque pertence a uma reserva natural dos indios Navajo, e é sinceramente aconselhado que aproveitem os vários guias que existem para darem uma volta de jipe pelos vários pontos do vale, bem como pelos melhores locais para tirar fotografias.

Depois de umas boas horas passadas de queixo caído num dos locais mais bonitos onde passei até hoje, tempo de regressar à avioneta para mais um momento de ficar de queixo caído: o voo até Grand Canyon.

Antes de aterrar no aeroporto, a alguns quilómetros a sul do Grand Canyon, sobrevoámos aquela que é uma das 7 maravilhas do mundo e comprovámos que de facto merece o prémio. Ver o desfiladeiro enorme de cima é realmente de ficar sem palavras!

A avioneta à nossa espera no aeródromo de Monument Valley, para nos levar para o Grand Canyon

Já em terra, fomos até à beira do desfiladeiro onde pudemos apreciar - agora sem ser do ar - a grandeza do Grand Canyon.

Espectacular!!

Estoirados do dia cansativo que tivemos, mas com os olhos a brilhar das paisagens que vimos, fomos até Flagstaff, uma pequena cidade em plena Route 66, onde ficámos alojados no Days Inn by Wyndham Flagstaff, e onde jantámos no Smashburger, uma hamburgeria boa e barata.

A caminho de Flagstaff ainda vimos alguns animais!
Smashburger, em Flagstaff, Arizona

Hotel Days Inn by Wyndham ***, Flagstaff, Arizona

No dia seguinte iríamos partir para Nevada e para a Entertainment Capital of the World, a Fabulous Las Vegas, mas isso fica para uma próxima publicação!!!

O nosso percurso neste 16 dia: Bryce Canyon City - Page - (avião) - Monument Valley - (avião) - Grand Canyon - Flagstaff