Friday, June 5, 2020

JAPÃO (DIA 11, Parte I) - TOKYO VI (TSUKIJI MARKET, GINZA, GODZILLA STATUE)

AMSTERDAM - OSAKA - HIROSHIMA - IMABARI - OSAKA - KYOTO - ATAMI -  TOKYO  - AMSTERDAM

No penúltimo dia de visitas na nossa viagem fomos visitar mais pontos de interesse da capital japonesa.

Tokyo

Acordámos com muitas mensagens alarmadas graças às noticias de um terramoto de magnitude 5.3 com epicentro em Osaka, e que tinha provocado muitos estragos na cidade. Curiosamente, os estragos foram maiores precisamente na zona onde tinhamos ficado alojados.

Terramoto em Osaka neste dia que assustou os nossos familiares

Esta não foi aliás a única desgraça que tivemos a sorte de evitar. Para além do tufão que felizmente passou ao lado da costa japonesa uns dias antes, quando na altura ainda estávamos na ilha de Shikoku, houve umas cheias terríveis que inundaram e destruiram imensas casas precisamente na ilha de Shikoku, com especial incidência na zona do desfiladeiro de Oboke Gorge onde tínhamos andado a passear de barco.

Felizmente para nós isto aconteceu quando já estávamos a caminho de Tokyo, e evitámos também este desastre natural.

Apesar do terramoto em Osaka, o dia em Tokyo, apesar de nublado, estava bom e quente, e por isso depois de um bom pequeno almoço lá saímos por entre os arranha-céus de Shinjuku para ir de metro até a outra ponta da cidade.

Pequeno almoço no Keio Plaza Hotel, Tokyo

Vista do nosso quarto!

O nosso destino era o mercado de peixe de Tsukiji.

Já aqui tinhamos estado dois dias antes, durante a hora do almoço, mas decidimos voltar de manhã cedo para ver o interior gigantesco do mercado, ou seja, a razão pela qual este mercado é tão famoso.

Tsukiji Market, Tokyo

Todos os dias cerca de 2500 toneladas de mais de 450 espécies diferentes de peixe e marisco passam pelo mercado de Tsukiji e vale a pena vir ver o seu interior de manhã, já que o mercado opera entr as 05h00 e as 13h00.

Do mercado continuámos pelas ruas, passando por edifícios engraçados como o Kabuki-za Theatre, até chegarmos a Ginza.

Kabuki-za Theatre, Tokyo

Giza, Tokyo

Ginza é a zona chique de Tokyo, a área mais cara da cidade, e é de facto impressionante com as suas muitas lojas (algumas enormes)  de marcas de luxo, principalmente na rua mais famosa desta zona, Chuo-dori, a principal rua comercial da capital.

Mais do que as lojas, é também interessante a arquitectura contemporânea dos edifícios de Ginza.

Atravessámos esta área até chegar ao Tokyo International Forum, um edifício extremamente bonito usado como centro de congressos.

Tokyo International Forum, Tokyo

Bem perto fica mais um momento geek desta nossa viagem, a estátua do famoso monstro Godzilla!

Godzilla statue, Tokyo

Depois de todo este passeio acabámos na estação de comboios de Shimbashi. Daqui iríamos continuar a visita, mas isso continuo a contar no próximo post.